• O Autor

    António Guilherme de Jesus Pais de Almeida nasceu em Viseu, a 27 de Julho de 1967. Obteve o grau de Mestre em Gestão de Empresas, em 2006, no ISCTE, com a defesa da tese “Gestão e Marketing Estratégicos das Cidades”. Licenciou-se em Gestão e Desenvolvimento Social, na Universidade Católica Portuguesa em 1996.

    Iniciou a sua atividade profissional como gestor de uma PME do setor industrial. Posteriormente integrou o setor dos serviços tendo trabalhado na área comercial de duas Multinacionais do setor dos seguros.

    Ao longo da sua carreira foi formador, realizou diversos estudos sobre o concelho de Viseu e proferiu diversas comunicações em conferências e congressos na área da gestão estratégica e desenvolvimento territorial, acessibilidades e mobilidade, turismo e desporto. Desempenhou diversos cargos como dirigente estudantil, associativo e partidário.

    Atualmente é Vereador na Câmara Municipal de Viseu, Presidente da Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva e Presidente da Comissão Politica de Secção do PSD Viseu.

    É autor de diversos artigos na área da Gestão, Marketing, Planeamento e Desenvolvimento das Cidades publicados no Jornal Planeamento e Cidades e no Blogue da SEDES.

  • Destaques

     

    “OS DESAFIOS DAS CIDADES”
    À Venda na FNAC

     "No futuro, as cidades vão assumir um papel cada vez mais relevante de concentração de pessoas, do poder económico e político, destacando-se como polos catalisadores e difusores de fluxos, conhecimento e inovação. Cada cidade deverá ter a sua política e a sua estratégia de afirmação, procurando uma liderança forte para construir a sua visão e missão, definir os seus objetivos estratégicos e criar uma marca de confiança para se diferenciar, destacar, posicionar com o objetivo de mobilizar os residentes e tornar-se um polo de atração para investidores, visitantes, residentes e estudantes, para, assim, poder ter êxito no atual contexto de competição global."
     Para comprar na FNAC clique aqui
     

    “OS DESAFIOS DAS CIDADES” COMO PORTO DE LEITURA”
    Apresentação da obra de Guilherme de Almeida na Livraria Leitura da cidade do Porto

    Decorreu, no passado dia 23 de Maio, na prestigiada Livraria Leitura do Porto, a apresentação da obra de Guilherme de Almeida ““Os Desafios das Cidades – Contributos da Gestão, Marketing e Planeamento Estratégicos” na presença de especialistas, técnicos, eleitos locais e publico interessado nos assuntos da cidade e do seu devir.
    Tive a felicidade de poder estar e iniciar esta apresentação através de uma breve introdução à obra e ao autor realçando as suas múltiplas experiencias que são profundamente enriquecedoras e que determinaram, certamente, muitos dos conteúdos do livro.
    Com efeito, raros são os autores que refletem com a experiencia académica de um mestrado, a prática de um técnico de terreno e a responsabilidade da decisão de um politico local. Esta miríade de experiencias do autor, fazem esta obra ser única no campo da produção escrita portuguesa sobre o tema das urbes.
    Guilherme de Almeida teve então a oportunidade de refletir sobre muitos dos conteúdos do livro ao mesmo tempo que fez evoluir a sua intervenção para aspetos relevantes do quotidiano da cidade ampliando a profundidade de muitos dos conceitos presentes em “Os Desafios das Cidades”.
    Como referiu o autor, o livro evoluiu a partir da tese de mestrado e continua a evoluir enquanto o debate se faz com todos os que tem participado. O conhecimento interativo e evolutivo é uma das condições incontornáveis da prática reflexiva de Guilherme de Almeida.
    Por outro lado “Os Desafios das Cidades” tornou-se muito mais do que um livro como produto acabado. Nomeadamente através das redes sociais, em particular do Facebook, “OS Desafios das Cidades” passa a “Os Desafios do Cidadão nas Cidades” onde de forma mais técnica ou comum, mais maturada ou telegráfica, mais erudita ou popular, os cidadãos vão deixando a marca da leitura e da reflexão.
    É justamente isto que Guilherme de Almeida procura: o outro, a opinião plural, a rede que junta CumpliCidades a partir do olhar sobre a cidade, o que habita com intensidade o espaço urbano, o que se apropria dos lugares e das palavras, o que comenta, o que olhando, repara como diz Saramago.
    No site noticia-se e faz-se perdurar os artigos, no blog aprofunda-se cada tema segundo linguagens próprias, no facebook comenta-se e interage-se como em nenhum outro lugar digital. E tudo porque existem livros. Aqui as coisas não estão invertidas, é o livro o motor e o centro de todas as outras formas de leitura, de reflexão e interatividade.
    Desafios políticos, ambientais, urbanos, sociais, culturais, éticos e estéticos, tudo se abordou num espaço de liberdade profunda que a apresentação do livro ocasionou. O livro livre, o livro como desafio ao debate livre, como forma de multiplicar expressões e formulas sobre os quotidianos em qualificação permanente, em construção eterna.
    O editor reforçou o sentir de ler que introduz um sentido de ver. O olhar e a interpretação promovem o espirito à superior ordem que a inquietude lhe atribui. Porque as pessoas são o campo em que as cidades vivem, o espaço urbano é múltiplo de interpretações e por vezes de mutações do angulo clássico de abordagem.
    Daqui se inferiu que as cidades não existem, ou melhor, que existem tantas quantas as pessoas que a habitam, visitam ou sonham. Cada um descreve mesmo uma idêntica paisagem urbana, de forma diferente e, por consequência, idiossincrática, quase pessoal e (in)transmissível.
    Uma outra pergunta, estimulada pela apresentação do autor foi: “Mas afinal para que existem as cidades?”. Questão absorvente e que faz da pergunta simples e irreverente o ser verdadeiro do debate. Daqui se partiram para perplexidades produtivas que vão desde a criança cuja aventura iniciática da descoberta da cidade se restringe ao vidro do banco de trás da viatura de seus pais até onde está a água que bebe quem passeia pela cidade. Aspetos que importam reconquistar para os quotidianos da urbe.
    Percorreram-se cidades ideais, que não são uma só, mas um mosaico cerzido de múltiplas cidades, mas também um mosaico de múltiplos desafios que apontam o presente como antecipação do futuro.
    As cidades temáticas, não por se tornarem parques, mas porque se fizeram enquanto associadas a temas. A cidade portuária, a industrial, a comercial, a dos serviços, as universitárias e tantas outras. Qual o papel destas especificidades e que novos paradigmas provocam nos espaços em que se inserem foram igualmente desafios abordados.
    Assim a apresentação pública desta obra tornou-se num espaço único pelo espraiar da reflexão sem amarras, o regresso à polis da democracia e do homem igual, do espaço convivial que foi, também, este espaço e este tempo na Livraria Leitura, no Porto, com Guilherme de Almeida, o autor de “Os Desafios das Cidades – Contributos da Gestão, Marketing e Planeamento Estratégicos”
    Pedro Ribeiro da Silva
    Jornal Planeamento e Cidades, Diretor.

  • Reflexões/Livro

    Gestão Estratégica e Marketing de Cidades
    António Azevedo
     
    Pensar Cidade
    Eduardo Correia
     
    A Gestão Estratégica das Cidades - Considerações
    Cristina de Sales Baptista
     
    As Cidades
    Paula Teles
     
    A Marca das Cidades
    Paulo de Lencastre
     
    Os Desafios do Poder Local
    Paulo Simões Júlio
     
    Da Condição Urbana à Condição Humana
    Pedro Ribeiro da Silva
     
  • Artigos/Publicações

    A Reforma do Poder Local
    António Guilherme Almeida
     
    Pensar as Cidades
    António Guilherme Almeida
     
    Publicação do Livro no Jornal Planeamento e Cidades
    António Guilherme Almeida
     
    Entrevista no Jornal Planeamento e Cidades
    António Guilherme Almeida
     
    A Globalização e a Economia do Conhecimento
    António Guilherme Almeida
     
    A Emergência da Gestão Estratégica das Cidades
    António Guilherme Almeida
     
    A Competitividade das Cidades e dos Territórios
    António Guilherme Almeida
     
  • Conferências/Eventos

    Apresentação do livro Os desafios das cidades | 01 de março 2013 | Universidade Católica Portuguesa – Viseu



    Apresentação do livro Os desafios das cidades | 26 de Janeiro 2014 | FNAC – Viseu
  • Conferências/Eventos

    Apresentação do livro Os desafios das cidades | 01 de março 2013 | Universidade Católica Portuguesa – Viseu
       
  • Conferências/Eventos

    Apresentação do livro Os desafios das cidades | 26 de Janeiro 2014 | FNAC – Viseu

       
           
           
  • Livro

      Ficha Técnica      Prefácio         Índice
     
        Resumo  Separadores      Citações
     
       
        Contracapa    
  • Vídeos e Fotografias

    Vídeos

    Galerias de Fotografias

         
  • Livraria Leitura - Porto

    Apresentação do livro Os desafios das cidades | 23 de maio | Livraria Leitura da cidade do Porto
  • Alterar Fundo:   1
  • 2
  • 3